O Inventário é um trabalho de “Varredura Cultural”. É uma operação permanente de resgate histórico e cultural, em forma de fichas de registros, instalada em nosso município desde 2007. No dinamismo do desenvolvimento, o patrimônio cultural também tem de ser dinâmico, não engessando as Cidades e os espaços rurais. Daí a importância do Inventário do nosso Patrimônio Cultural, que mesmo com o desaparecimento ou a demolição dos seus bens culturais, possibilitará às gerações futuras, através de fichas de inventários, a compreensão do saber de nosso povo e conhecer como ocorreram as transformações do nosso Município ao longo dos tempos. Existem hoje, no município, mais de 150 bens culturais inventariados dados à importância cultural que possuem para o nosso município. Dentre estes diversos bens, estão registrados os nossos saberes, nossas expressões, nosso folclore, nossas festas, nossos rituais e celebrações, nossos modos de ser e fazer as coisas, nossas técnicas e inventos, os traçados das ruas, nossas construções, nossos bens naturais, etc.

Durante o ano de 2014, o Setor de Patrimônio Cultural, com apoio do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, disponibilizou para escolas, bibliotecas, professores e a população, DVD’s com várias informações do município que servem como material de pesquisa. Um dele é a listagem dos bens culturais inventariados, tombados e registrados. O Setor de Patrimônio Cultural vem através do blog feliciosantos.zip.net, disponibilizar a listagem dos bens culturais inventariados de Felício dos Santos. Para acessar a listagem dos bens inventariados clique aqui.