Hoje a a nossa pagina tem o prazer de compartilhar uma matéria da revista Espinhaço indicada pelo nosso conterrâneo Fabio Bispo,a matéria aborda as pesquisas relacionadas aos nossos sitos arqueológicos em especifico o da comunidade do Sampaio,no qual apresentamos um breve resumo.
O presente artigo apresenta resultado do trabalho da equipe das instituições da USP, UFVJM,PUC Minas e UFLA.O presente artigo tem como objetivo apresentar as análises integradas e interdisciplinares que foram realizadas no sítio Sampaio, município de Felício dos Santos, Minas Gerais. Trata-se de um abrigo sob rocha implantado em média vertente na bacia do Rio Araçuaí, nordeste do estado, em meio ao bioma do Cerrado. Escavado pela equipe do Laboratório de Arqueologia e Estudo da Paisagem (LAEP/UFVJM), nele foi exumado um importante conjunto artefatual lítico, (…) data de suma importância para as discussões acerca das ocupações humanas no Planalto Central Brasileiro. Além disso, o sítio apresenta um conjunto rupestre significativo, com temática geralmente associada à tradição Planalto de Arte Rupestre. Assim, o texto irá discutir os resultados das análises do sítio arqueológico (das prospecções, escavação e atividades laboratoriais), apresentando dados geoambientais regionais, as análises de seu repertório cultural e cronologia.
O trabalho além de nos mostrar um riqueza de informações sobre o nosso município nos remete a importância da preservação de nossos sitios que são nossa maior memória viva e do papel fundamental para o desenvolvimento cultural e do turismo na nossa região.
#visitefeliciodossantos
#serradoespinhaço
#turismodeminas
#circuitodosdiamentes
#estradareal

Agradecemos a contribuição a o belo trabalho.
segue o link .
O sítio arqueológico Sampaio, Alto Vale do Araçuaí, Felício dos Santos, Minas Gerais…
Revista Espinhaço