BOLETIM DE REUNIÃO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS DE PLANO DE CONTINGÊNCIA DE PREVENÇÃO CONTROLE DE IMPACTOS DA CHUVA – COMPDEC


Ações realizadas dia 22 de janeiro de 2020
• Notificação de 52 famílias em área de risco de alagamento.
• Monitoramento de toda área urbana para avaliação de possíveis deslizamento e escoamento de terras.
• Monitoramento das principais e maiores barragens do município ( Agrofel, Dona Isabel, Grota das Cobras)
• Monitoramento de estradas rurais para avaliação de deslizamento de terras e pontes, mata burros e tubulões comprometidos e danificados.
• Interdição de casas comprometidas.
• Divulgação na radio e rede social de orientações a população em área de vulnerabilidade.

ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS DA CHUVAS E CONTATOS DOS RESPONSÁVEIS
• Manutenção e limpeza dos bueiros e galerias – Responsável – Gabriel Rocha
• Todos os agentes de saúde das comunidades rurais orientar as famílias a não aproximarem de pontes , córregos , mata burros e a buscarem rotas alternativas de transporte para garantir a segurança dos moradores.
• Avaliação de casas que apresentem rachaduras , infiltrações e situações de risco deverão procurar o setor de obras – Responsáveis – Lucas e Claudinho.
• Casas invadidas por lama inundadas ou alagadas deverão procurar a Assistência Social – Responsáveis – Karla e Ana Maria
ZONA RURAL
PONTES INTERDITADAS E ROTA ALTERNATIVA
MARMELEIRO – rota alternativa Eredio e Tamboril
DONA ISABEL / CAFÉ TORRADO – rota alternativa por Fazenda Nova
LORONHA / TOICO – rota alternativa por BICAME carro pequeno
LORONHA /TELINO – rota alternativa pelo Sampaio
FAZENDA NOVA – ponte próximo a fazenda de Luis Claudio
EREDIO PRÓXIMO AO SR DAVI NAZARIO – não tem rota alternativa.
A administração Municipal comunica a toda a população que já organizou equipes de apoio para transportes de móveis ,eletrodomésticos e pessoas com casas em situação de alagamento e disponibiliza abrigo e equipe de saúde e assistência de apoio.

ATENÇÃO


A Prefeitura Municipal de Felício dos Santos, através da Secretaria de Saúde, em virtude dos transtornos causados pelas chuvas e preocupada com o bem-estar e segurança de todos, vem solicitar a familiares de pacientes acamados/domiciliados e/ou que apresentem saúde fragilizada, assim como gestantes no final da gravidez, que em caráter preventivo, venham para casa de parentes ou que procurem a Administração para serem encaminhados a um abrigo na sede do Município. Informamos que há previsão de chuva intensa durante todo final de semana.

Contratação de novo médico

A Prefeitura Municipal de Felício dos Santos, por meio da secretaria de saúde, pensando na rapidez, qualidade do atendimento e no bem-estar dos pacientes, vem informar que a partir do dia 20 de janeiro será contratado mais um médico e por isso, será iniciado os agendamentos de consultas médicas nas Estratégias Saúde da Família do município. O agendamento poderá ser realizado na recepção da Unidade Básica de saúde, pelo telefone (38) 3523-1213 ou pelo seu agente comunitário de saúde. Informamos, que casos de dores intensas e de urgência e/ou emergência continuam a ser realizados na UBS normalmente e sem agendamento. Em caso de dúvida procurar a Secretaria Municipal de Saúde.

Blitz educativa

Na manhã de hoje foi realizada uma parceria entre a Vigilância Ambiental e Sanitária do município, onde foi feita uma blitz educativa com distribuição de hipoclorito e panfletos com informações sobre os cuidados com a água para o consumo humano.

Passeio na área de lazer de Zé Figueira

Na data do dia 26 de novembro, foi realizado o Passeio na área de lazer de Zé Figueira com grupo de atividade física de Jose Rodrigues, o passeio contou com o apoio dos profissionais da residencia do idoso e educador físico Charles e a ACS Daniele em Parceria com a Prefeitura Municipal de Felício dos Santos.
Foram realizadas varias atividades durante o dia como, hidroginástica, alongamentos e dinâmicas.

Encontro do Grupo de Atividades Físicas em São José da Cachoeira

Aconteceu hoje mais um encontro do grupo de atividades físicas em São José da Cachoeira, com o apoio do nosso Agente de Saúde Marcos e o Agente de Saúde da Comunidade Adriano Santos. A prática regular de exercícios físicos tem um reflexo enorme na saúde da população. É possível através destas diminuir as filas nos postos de saúde, principalmente se tratando de fila de espera para PSICOLOGIA, pois a prática de atividades é muito eficiente na prevenção/controle de depressões, ansiedade, hipertensão, diabetes e entre outros.