Na sexta-feira (06-04-2019) realizarmos a primeira confraternização do Projeto Colher’colhendo, história, tradição e memória com o grupo de produtores de derivados de leite e mel do Gavião.
Iniciamos o encontro com uma aula prática do técnico da Emater sobre técnicas de coleta de solo, nutrição animal, controle de pragas e depois o assunto foi sustentabilidade e preservação ambiental.
Dando sequência realizou-se um feedback com a comunidade sobre a importância do trabalho em equipe e de apresentar todas as ações, investimentos e planos para o fomento do turismo rural na comunidade.
Estiveram presentes o prefeito Ricardo Rocha, o técnico da Emater Bernardo e os membros da equipe de gestão dos setores (turismo, obras, assessoria de gabinete, transporte e embelezamento).
Iniciamos o projeto em Junho de 2018 e desde de então foram realizadas 15 visitas a comunidade e empreendedores, dois cursos de capacitação através do Senar (um para derivados do leite e outro para produção do mel), projeto de escalada através da parceria com a UFVJ iniciando a possibilidade do turismo de aventura, investimento na revitalização das trilhas de acesso a Cachoeira do Sumidouro, visitas técnicas em Turmalina no entreposto de mel, inicio de exposição e promoção de produtos(requeijão, iogurte, doce e mel) associados ao turismo.
Foi um momento rico de encontro de ideias, troca de experiência e encorajamento para fortalecer a comunidade.